A gestão de empresas é sempre um grande desafio, e não é menos difícil quando falamos em administrar uma loja de material de construção.
O cotidiano é corrido, existem preocupações com o aumento das vendas, gestão de pessoas, controle do estoque e muitas outras atividades que podem tirar o foco estratégico do administrador.
Se não forem realizados de forma organizada e eficiente, esses processos de rotina tornam o gerenciamento do negócio uma tarefa bastante difícil, mas não impossível.
Podemos ajudar a sua empresa através de palestras e consultoria, a treinar seu pessoal e dar o suporte necessário para alcançar seu objetivo.
Preparamos algumas dicas para te ajudar na administração da sua empresa e tornar esse desafio mais fácil.
Pontos importantes:
Em uma loja de material de construção existe uma variedade imensa de produtos, e todos eles precisam ser comprados de forma inteligente, pois sabemos que estoque cheio é sinônimo de dinheiro parado.
Por outro lado, seu cliente não pode esperar um longo período para a entrega dos itens porque você não os tinha em estoque.
Sendo assim, é fundamental contar com uma estratégia para aprimorar seu estoque, como a Curva ABC, por exemplo.
As vendas são o coração da empresa, e precisam se manter em ascensão para gerar lucro. O papel de um bom administrador de uma loja de material de construção também é gerir todo o processo de vendas e trazer insights para o negócio com base nos dados gerados.
Desse modo, será preciso acompanhar os resultados de seus representantes de vendas frequentemente, cruzá-los com informações estratégicas, e sempre analisar markup, margem de contribuição, posição de liquidez e seu fluxo de caixa.
Além disso, você precisará ter uma visão clara das negociações em andamento, da previsão de fechamento e ter a definição das fases de venda.
Existem algumas atividades administrativas e financeiras que também precisam ser realizadas com atenção para ter sucesso ao administrar uma loja de material de construção.
As principais que podemos citar são o controle de despesas e receitas, cadastro de parceiros, emissão de boletos e notas fiscais, gestão de contas a pagar e receber e a conciliação bancária.
É claro que existem outras diversas atividades administrativas no dia-a-dia, mas você pode aproveitar melhor seu tempo automatizando esses processos manuais.
Confira aqui nosso material:
Guia Completo para a Automação de Processos.
Mais um desafio na hora de administrar uma loja de material de construção é realizar toda a gestão contábil e fiscal, o que precisa de muita atenção para evitar falha humana e retrabalho.
A verdade é que esses processos podem ser muito burocráticos e complexos, e existem atualizações frequentes das normas, dessa forma o administrador precisa ficar antenado com todas as mudanças.
A gestão por indicadores proporciona maior maturidade para sua loja. Eles irão direcionar as mudanças de estratégia.
São exemplos de indicadores para a loja de material de construção:
Faturamento x volume de vendas: embora essa métrica pareça óbvia, muitos não a analisam de maneira profunda e perdem informações preciosas. O sistema de gestão trará esses dados com facilidade, e eles te indicarão se a performance do seu time de vendas está boa ou se é necessário fazer maiores investimentos em marketing, por exemplo. Essa métrica pode ser mensurada semanalmente.
Margem de lucro: o indicador de margem de lucro mostrará a saúde das suas vendas, e se os produtos que estão sendo comercializados cobrem os seus custos e geram rendimentos saudáveis para sua empresa.
Ticket médio: analisar o ticket médio das suas vendas é essencial, pois essa métrica revela o quanto seus clientes estão gastando, em média, e pode mostrar o quanto estão satisfeitos também.
Além disso, esse indicador pode trazer insights para praticar o cross-selling, que é a venda conjunta de produtos complementares aos itens escolhidos pelo cliente.
Itens mais vendidos x menos vendidos: é natural que alguns itens essenciais tenham maior saída em relação a outros produtos, mas analisar quais são esses itens é fundamental para definição da sua estratégia de estoque.
Papel emocional da equipe
Equipes constituem um espaço psicológico para compartilhar emoções. Este papel emocional compreende vários aspectos e manifesta-se de várias maneiras.
Racionalização
A equipe adota determinado comportamento porque “todo mundo faz assim”. Este mecanismo tem eficácia na redução da ansiedade que acompanha a decisão, tanto para correrem maiores riscos, como para furtar-se a eles.
Liderança
Liderança e controle de atividades
O ciclo tem início com a definição de um plano, baseado em diretrizes ou políticas da empresa. Nesta fase escolhe-se um processo ou problema a ser sanado, que pode ser uma atividade, ou um método etc.
a. Identificação do problema: é realizado todas as vezes que a empresa
se deparar com um resultado (efeito) indesejado, provindo de um processo (conjunto de causas).
b. Estabelecer meta: o problema será sempre a meta não alcançada, sendo a diferença entre o resultado atual e um valor desejado chamado meta.
Toda meta a ser definida deverá sempre ser constituída de três partes – objetivo gerencial, prazo e valor.
c. Análise do fenômeno: análise detalhada do problema detectado e suas características, por meio de fatos e dados coletados.
d. Análise do processo (causas): buscar as causas mais importantes que provocam o problema, através da análise das características importantes. e.
Plano de ação: é o produto de todo processo referente à etapa PLANO em que estão contidas, em detalhes, todas as ações que deverão ser tomadas para se atingir a meta proposta inicialmente.
Os clientes se tornaram mais exigentes e conscientes dos seus direitos, fruto do processo de ampliação da educação. Assim ele sai ganhando nessa disputa que ocorre entre as empresas, pois pode optar pelo produto ou serviço de sua preferência. As expectativas dos clientes se tornaram mais elementares e, em qualquer segmento de mercado elas estão presentes.
Ferramentas para o Bom Atendimento
No mercado existem várias ferramentas que os profissionais desfrutam
e que são fundamentais para se oferecer um bom atendimento, algumas delas são extremamente simples, porém de grande importância. Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do outro, o profissional não pode apenas manifestar seu ponto de vista. Enquanto as pessoas estiverem apenas interessadas em falar, sem ouvir o que o cliente realmente precisa estarão perdendo bons negócios e clientes.
Chamar o cliente pelo nome: é um gesto simples que faz com que as pessoas se sintam especiais, perguntar o nome do cliente em um primeiro contato é importante e lembrá-lo quando esse cliente voltar a procurá-lo é mais importante ainda.
Competência: os colaboradores devem conhecer bem o produto ou serviço que estão oferecendo, tendo como consequência confiança, credibilidade e segurança dos clientes.
Postura: é o tratamento dispensado às pessoas, está mais relacionado com o funcionário em si, com suas atitudes e o seu modo de agir com os clientes, está ligado às condições individuais.
Sinceridade: a falta dela é responsável por muita insatisfação por parte de clientes, é preciso falar com precisão o que realmente está ofertando, pois às vezes se causa uma grande expectativa em relação a coisa e depois não é apresentado nada daquilo que foi mostrado.
Cortesia: o funcionário tem que ser mostrar simpático, receptivo e prestativo, o cliente tem que perceber que tudo está sendo feito para lhe agradar.
Rapidez: muitos clientes nos dias de hoje procura rapidez e agilidade, esse quesito é apreciado por clientes, ganho de tempo é um fator que o cliente considera importante.
Atendimento Telefônico: muitas vezes o primeiro contato que um cliente tem com determinada empresa é pelo telefone, seja para obter informações sobre serviços e produtos, horário de funcionamento, ou até mesmo agendar um horário para fazer uma visita.
Entusiasmo: é uma atitude comportamental que se torna contagiante de maneira positiva.
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